Flávio de Souza

Flávio de Souza
Picto infobox masks.png
Flaviosouza.jpg
Flávio de Souza
Nome completo Flávio de Souza
Data de nascimento 13 de setembro de 1955
Local de nascimento São Paulo/SP
Ocupação Ator, dramaturgo e diretor
Página oficial


Flávio de Souza (São Paulo//SP, 1955) é ator, dramaturgo e diretor.

Biografia

Flávio de Souza nasceu na cidade de São Paulo, em 13 de setembro de 1955. Aos 6 anos de idade, faz seu primeiro curso de artes plásticas e teatro. Na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) conhece Naum Alves de Souza, com quem funda o Pod Minoga Studio, em companhia de seus colegas Carlos Moreno, Mira Haar e Dionisio Jacob, o que resulta no grupo teatral Pod Minoga, onde, de 1971 a 1980, desenvolve as atividades de ator, autor, cenógrafo, figurinista, sonoplasta e diretor no sistema de criação coletiva.

Em 1974, escreve sua primeira peça, escrevendo em seguida cerca de mais outras 67. A mais conhecida delas é "Fica Comigo Esta Noite", que recebeu vários prêmios em sua primeira montagem, em São Paulo. Uma segunda montagem, no Rio de Janeiro, ficou cinco anos em cartaz, viajando por todo o Brasil. Montagens locais aconteceram ainda em Buenos Aires, Milão, Paris e Beirute. Recentemente, uma terceira montagem, com Marisa Orth e Murilo Benício, esteve em turnê por todo o País.

É também escritor e diretor de cinema e televisão. Criador e roteirista de diversas séries de TV premiadas para o público infanto-juvenil, como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Mundo da Lua". Escreveu mais de 35 livros, quase todos publicados, alguns deles para o público jovem, como "Desenhos de Guerra e de Amor", e outros para o público em geral, como "Vissi D´Arte", a biografia da atriz Marília Pêra.

Foi autor e roteirista de filmes como "Abracadabra" e programas de TV como "Sai de Baixo".

Dirigiu vários espetáculos, entre eles a ópera "João e Maria", encenada no Teatro Municipal de São Paulo, com regência de Jamil Maluf e "Andersen Sweet Suíte", para o Balé da Cidade de São Paulo e a orquestra Experimental de Repertório, regência de Jamil Maluf e a peça de teatro "Flash Back", de sua autoria, que estreou em Curitiba, em 2010.